O nome Miyoko vai buscar a sua inspiração à cultura Japonesa, sendo uma denominação simbólica do feminino pois este nome foi muitas vezes atribuído a rainhas e mulheres especiais que tiveram papéis determinantes na história do país.
A Miyoko inspirou-se numa cultura que elege a simplicidade e a estética como símbolos do seu património. O conceito da marca incide sobre três símbolos principais:
A extremidade do leque simboliza o nascimento e as lâminas os diversos caminhos da vida. No Japão, os leques acompanham a vida das pessoas desde o nascimento até à hora de selar um compromisso.
Representa a perfeição e a maestria dos artesãos, sendo utilizada para a prática do kenjutsu, a arte de manejar a espada. Tem gume apenas de um lado e sua lâmina é ligeiramente curva (sendo uma extensão do corpo e da mente).
É um ornamento tradicional, utilizado nos cabelos das senhoras no Japão. Sendo feito de coral e cal, representa a delicadeza, elegância e sofisticação.
Outros símbolos culturais estão também visualmente presentes, tais como: a faixa dos Kimonos representada nos rótulos da Scent Edition; o círculo ou Enso que simboliza na cultura japonesa, iluminação, força e elegância e as cores principais preto e branco que são cores que transmitem equilíbrio, paz de espírito e meditação, promovem a diversidade e a tolerância.